A segurança emocional da criança e a possibilidade de ela estabelecer relações com outras pessoas são fundamentais para o seu desenvolvimento. Ela sente-se segura quando inserida num ambiente conhecido, com pessoas conhecidas. É fundamental que qualquer mudança seja bem preparada, para que ocorra gradualmente!
Nem todas as crianças se adaptam facilmente a situações novas. Isso vai depender de vários factores, como a idade, a capacidade de se separar dos pais e as suas reacções, bem como o suporte afectivo que tanto necessitam nesta fase.
É normal que, numa fase inicial, a criança manifeste sintomas fisicos, recorrentes da ansiedade que sente em relação à nova situação.
Os sintomas mais comuns são:
Os sintomas mais comuns são:
Choro e vontade de não ir à escola, alterações do apetite e do sono, falta de controle dos esfíncteres, dores de barriga, febe e vómitos.
Geralmente, estes sintomas são passageiros e podem ocorrer ou de manhã antes de irem para a escola, ou mesmo à noite antes de deitar, antecipando já o angustiante momento matinal em que vai ter que ir para a escola.
Poderá haver situações em que seja necessário ir buscar a criança mais cedo, para alguns, é muito importante encontrar os pais na saida da escola e não outros parentes. O medo que os pais não voltem é o maior problema de adaptação das crianças, por isso, prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação DA CRIANÇA.
AOS PAIS cabe o papel de preparar a criança para o grande dia: assim a escola deve ser relatada aos filhos como algo novo, mas prazeroso,onde se aprendem muitas coisas novas, onde se fazem amigos, onde brincamos. O professor é mais uma pessoa que vai ajudar o seu filho a crescer. A ele cabe comprender a insegurança e medo da criança face a esta nova etapa da vida, ajudando-a progressivamente na integração no ambiente escolar. À criança deve ser proporcionado um ambiente que leve à exploração do novo meio, à interacção com os colegas, promovendo as interacções sociais. Portanto a compreensão dos pais e professores com a criança é a chave para que tudo corra bem.
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